Claro Transportes

Menu

Televendas / Cotação

Demais Assuntos

Televendas / Cotação

Demais Assuntos

Transporte e Logística: As tendências para 2024

À medida que um novo ano se inicia, voltamos nossa atenção ao futuro do transporte e logística. Esse setor, vital para a economia global, está em constante evolução, impulsionado por avanços tecnológicos e mudanças nas expectativas dos clientes. 

Por isso, no artigo de hoje, nós daremos um panorama do transporte e logística no país, destacando as principais tendências para 2024, como: Automação de Processos; o uso da Internet das Coisas (IoT); Inteligência Artificial (IA); a crescente importância do foco no cliente, entre outros. 

Portanto, se deseja saber mais sobre as tendências para 2024 no transporte e logística, continue a leitura a seguir! 

Confira as principais tendências de transporte e logística para 2024

Primeiramente, o setor de transporte e logística vem enfrentando alguns desafios significativos, como a necessidade de maior eficiência operacional e a demanda por soluções sustentáveis

Com o aumento do comércio eletrônico e as expectativas de entrega rápida, as empresas estão buscando maneiras inovadoras de otimizar suas operações e atender às necessidades dos clientes, que buscam cada vez mais por serviços que sejam rápidos e ágeis

Nesse sentido, diante desse cenário, a automação de processos será cada vez mais fundamental, com destaque para a IoT e IA, as quais veremos abaixo.

1. Automação de processos com IoT e IA

Dessa forma, tal como mencionamos acima, a automação será um elemento chave no setor de transporte e logística. A integração de tecnologias como IoT e IA está trazendo diversos benefícios, a exemplo de:

  • Uma gestão de frota mais eficiente;
  • Redução de custos;
  • Maior rapidez e agilidade; 
  • Mais precisão nas entregas.

Essas tecnologias também têm facilitado a manutenção preditiva de veículos, aumentando, assim, a segurança e a confiabilidade das operações de transporte.

2. Foco no cliente: uma prioridade crescente

Em seguida, entre as tendências de logística para 2024, podemos ressaltar o crescente foco no cliente.

Similarmente, as organizações de transporte e logística têm investido em tecnologias que melhoram a experiência do cliente, desde sistemas de rastreamento em tempo real até interfaces mais intuitivas. 

A personalização do serviço, baseada em análise de dados e IA, também está ganhando terreno, oferecendo aos clientes soluções mais adaptadas às suas necessidades específicas.

Além disso, vale ressaltar que as tendências de automação de processos e o foco no cliente são apenas o começo de uma transformação mais ampla. 

3. Rastreamento avançado, em tempo real

Em 2024, a tecnologia para acompanhar as cargas vai ficar ainda mais avançada. Devido ao GPS e à Internet das Coisas (IoT), as empresas poderão ver onde está cada encomenda a qualquer momento.

Isso é positivo não só para as organizações, que terão mais previsibilidade e segurança nos transportes, como também para os clientes que esperam ansiosamente pelo pacote, sabendo onde ele está localizado com precisão. 

4. Blockchain na logística

Aliás, tecnologia blockchain, que nada mais é que um registro digital descentralizado que capta transações em uma rede de computadores, na cadeia de suprimentos, estará em alta na logística em 2024. Através desse modelo, os processos se tornarão mais transparentes e seguros, bem como os contratos e os registros do que foi transportado. Por isso, haverá diminuição nas chances de fraude e erros em documentos.

Operador logístico carregando caminhão de transporte parceiro em uma das tendências de 2024 para transporte e logística

5. Trabalho em equipe e compartilhamento de cargas no transporte e logística

Sim, as empresas de transporte e logística vão se juntar para trabalhar em equipe e compartilhar cargas. Dessa maneira, elas serão mais eficientes e sustentáveis, otimizando o uso de veículos e compartilhando rotas.

Em outras palavras, essas parcerias estratégicas irão ajudar a economizar e reduzir a poluição, incluindo as emissões de carbono, trazendo benefícios para todos os envolvidos. 

6. Entregas muito mais rápidas e até no mesmo dia

Com a internet, é fato que os consumidores buscam ter suas entregas cada vez mais rápidas – tendência que continuará crescendo em 2024. 

Portanto, é crucial que as organizações adotem estratégias e soluções logísticas para suprir essa demanda de entregas. E quais seriam elas? Podemos falar sobre o melhor planejamento das rotas, visando otimizar o tempo e a distância, além do uso de centros de distribuição e depósitos mais próximos das cidades. 

A competição será grande para ver quem entrega mais rápido e supre as expectativas dos consumidores com eficiência. Então, não fique para trás! Conte com um parceiro de confiança. Cliquepara saber mais.

7. Estoque em Malha

Continuando as tendências para 2024 no transporte e logística, precisamos apontar a estratégia de Estoque em Malha, conhecida como “mesh warehousing”. Mas o que ela sugere?

As empresas passarão a distribuir seus estoques em vários lugares, não só em um grande armazém. Isso permite que as entregas sejam mais rápidas e ágeis, diminuindo aquela dependência dos grandes centros de distribuição. 

8. Documentos Digitais

Neste ano, a forma como lidamos com os documentos de transporte e alfândega vai ficar bem mais fácil, graças à digitalização.

Usando apps no celular e sistemas online, toda a papelada e a parte burocrática serão resolvidas de forma mais rápida e com menos erros. O que vai agilizar e muito o processo na alfândega e deixar tudo em conformidade.

Você também pode se interessar:

9. Aumento do uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) e drones

Os drones e outros Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) devem ser amplamente utilizados em 2024 e nos próximos anos, visto que estão em constante crescimento.

Eles serão visados, excepcionalmente, em áreas remotas e de difícil acesso, facilitando as entregas mais trabalhosas. Fora isso, terão atuação no monitoramento das cargas e na infraestrutura dos transportes. 

É importante lembrar que a regulamentação e a integração dessas tecnologias também será muito debatida.

10. Sustentabilidade está nas tendências para 2024 no transporte e logística

A preocupação com o meio ambiente está fazendo com que todos pensem em métodos sustentáveis de transportar as mercadorias. Em 2024, provavelmente veremos mais carros elétricos nas estradas, caminhões movidos a gás natural e até tecnologias de transporte que usam energia solar.

Além disso, as empresas de logística estão procurando rotas mais eficientes para cortar a quantidade de poluição que elas produzem, empregando práticas mais ecológicas de transporte.

11. Logística 4.0 no transporte e logística

Sobretudo, a Logística 4.0, inspirada nos princípios da Indústria 4.0, segue transformando o setor com inovações significativas.

Este avanço envolve o aperfeiçoamento dos processos logísticos através da integração de tecnologias avançadas como automação, digitalização, robótica e análise de dados, gerando mudanças positivas para a empresa como um todo.

Assim, os benefícios dessa evolução incluem a redução de custos, a agilização e maior eficiência dos processos e a inteligência na análise e uso de dados. Por fim, como resultado, há uma maior satisfação do cliente.

12. Logística Omnicanal

Sobretudo, por último em nossa lista de tendências, aparece a estratégia de logística Omnicanal, que se tornou uma solução eficaz para enfrentar desafios no setor.

A logística Omnicanal une dados de lojas físicas e online, o que permite um gerenciamento coordenado de estoque, entregas e devoluções.

Nesse sentido, podemos dizer que adotar essa abordagem resulta em uma experiência de compra mais coesa e integrada para os consumidores.

Conte com a expertise da CTL para o seu negócio. Nós temos a solução para transporte e logística!

A CTL está por dentro das principais inovações do mercado, buscando oferecer sempre as melhores soluções em transporte e logística para o seu negócio.

Afinal, há 23 anos no mercado, trabalhamos com diversos tipos de entrega e com abrangência em quase todo o território nacional. Investimos continuamente em tecnologias avançadas e em estratégias centradas no cliente, sendo referência no setor de logística. 

Nossa missão é atender as suas com inovação, qualidade, segurança e agilidade. Portanto, clique aqui e solicite um orçamento agora mesmo! 

E confira também nosso Instagram @clarotransportes para acompanhar todas as novidades da CTL!

Compartilhar:

LinkedIn
Facebook

Pesquisar

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES