Claro Transportes

Menu

Televendas / Cotação

Demais Assuntos

Televendas / Cotação

Demais Assuntos

Serviços de Transporte: Qual Escolher?

A escolha adequada dos serviços de transporte é essencial para garantir a eficiência, economia e segurança das operações logísticas. Com diversas opções disponíveis, compreender as particularidades de cada uma a fim de tomar decisões bem informadas se torna essencial.

Assim sendo, neste artigo, examinaremos de perto os principais serviços de transporte, suas características e aplicações comuns, bem como dicas para escolher a melhor opção. Preparado para conhecê-los? Vamos lá!

Serviços de Transporte: 1° Carga Fracionada

O transporte de carga fracionada é ideal para mercadorias menores que não preenchem um veículo inteiro. Dessa maneira, consolidam-se várias pequenas cargas são em um único automóvel, o que otimiza o espaço e reduz custos.

Aplicações comuns

O transporte fracionado é extremamente vantajoso para pequenos e-commerces e distribuidores que necessitam enviar pequenos volumes ou produtos que dispensam manuseio diferenciado. 

O principal benefício, nesse caso, é a redução de custos, uma vez que os remetentes compartilham as despesas de transporte, e flexibilidade.

Leia também:

Serviços de Transporte: 2° Carga Completa

No entanto, ao contrário do fracionado, no transporte de carga completa – ou dedicada -, o veículo é utilizado exclusivamente para um único cliente. Assim, isso permite que a carga permaneça intacta durante todo o trajeto, sem a necessidade de compartilhamento do espaço com outras mercadorias.

Aplicações comuns

Além disso, o transporte de carga completa é ideal para grandes volumes e mercadorias de alto valor

Empresas que precisam transportar amplas quantidades de produtos, como fabricantes e atacadistas, optam por essa modalidade devido ao menor risco de danos e à maior rapidez na entrega. Afinal, como o veículo é dedicado a um cliente apenas, não há exigência de paradas adicionais, agilizando as operações.

Talvez você se interesse:

Serviços de Transporte: 3° Carga Perigosa

O transporte de carga perigosa refere-se à movimentação de itens que apresentam riscos para a saúde, segurança, propriedades ou meio ambiente. Falamos aqui de materiais inflamáveis, tóxicos, corrosivos, explosivos e radioativos, por exemplo.

Aplicações comuns

Dessa forma, as aplicações mais comuns do transporte de carga perigosa estão presentes em diversos setores industriais. Desde produtos químicos, combustíveis e gases, até artigos farmacêuticos e biomédicos.

A Segurança no Transporte de Carga Perigosa

A segurança ao lidar com cargas perigosas não deve ser negligenciada, apesar de acontecer frequentemente. 

No ano de 2021, por exemplo, foram registrados 1.095 acidentes no transporte desse tipo de carga, uma média de 91 casos por mês. Os dados pertencem à Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos, a ABTLP.

Entretanto, seguir várias medidas para evitar que isso ocorra e viabilizar o transporte seguro e eficiente desses materiais é essencial. Vejamos:

  • Cumprir as regulamentações e normas de segurança;
  • Adotar equipamentos e treinamento especializados;
  • Realizar um planejamento meticuloso, considerando rotas que evitem áreas densamente povoadas, a preparação de planos de contingência em caso de acidentes e a comunicação constante com todas as partes envolvidas no processo.

Serviços de Transporte: 4° Carga Refrigerada

Além dos citados anteriormente, a carga refrigerada também faz parte dos serviços de transporte mais conhecidos. Ela requer controle de temperatura para assegurar a qualidade e segurança dos artigos transportados. E quais seriam eles?

Aplicações comuns

Alimentos perecíveis, medicamentos e flores, por exemplo, são tipos de mercadorias que necessitam de transporte refrigerado.

Os sistemas de refrigeração dos caminhões garantem a manutenção da temperatura dentro dos limites exigidos, evitando deterioração e promovendo a segurança dos produtos consumíveis.

Serviços de Transporte: 5° Carga a Granel

Por outro lado, a carga granel trata-se do movimento de mercadorias sem embalagem, como minerais e líquidos. É uma modalidade eficiente para transportar grandes volumes de material homogêneo e uma das cinco mais populares no Brasil.

Aplicações comuns

Transportam grãos, areia, petróleo e outros materiais a granel diretamente em compartimentos extensos. Similarmente, o uso de silos, depósitos especializados e veículos adaptados, como caminhões-tanque e vagões de trem, também facilita o carregamento e descarregamento rápido das mercadorias.

Confira:

Serviços de Transporte: 6° Expresso

O transporte expresso, por sua vez, foca em entregas rápidas e urgentes. Assim, é a opção ideal para situações que exigem tempo de trânsito reduzido.

Aplicações comuns

Documentos, peças de reposição e itens de alta urgência são transportados de forma rápida e eficiente por meio de serviços expressos. Assim, essa modalidade utiliza rotas otimizadas e prioriza a agilidade, certificando que as entregas sejam feitas no menor tempo possível.

Leia mais:

Serviços de Transporte: 7° Carga Frágil

Agora, em 7° lugar na nossa lista, aparece o serviço de transporte de carga frágil. Como o próprio nome diz, ele é especializado em mercadorias que requerem cuidado extra pela sua fragilidade.

Aplicações comuns

Equipamentos eletrônicos, vidros e obras de arte são exemplos típicos de cargas que precisam de transporte frágil. Mas os cuidados não se resumem ao manuseio adequado por parte dos motoristas: há também materiais de embalagem acolchoados e veículos equipados com suspensão especial.

Serviços de Transporte: 8° Sistema cabideiro

Por fim, chegamos ao transporte com sistema cabideiro, uma alternativa ideal para o setor têxtil, pois permite a movimentação de roupas sem amassos ou danos.

Aplicações comuns

Em seguida, como mencionamos, empresas de vestuário e eventos de moda têm preferencias por esse modelo. Afinal, como as roupas são transportadas em cabideiros dentro dos veículos, chegam ao destino em perfeitas condições, sem qualquer avaria. 

Serviços de Transporte: Qual Escolher?

Agora que você conhece os principais serviços de transporte, vamos voltar à questão inicial: qual escolher? Primeiro, avalie fatores, partindo da mercadoria que será movimentada.

Tipo de Mercadoria

Cada mercadoria possui características específicas, por isso, identificá-las na escolha dos serviços de transporte é necessário. 

Bens perecíveis, como alimentos e flores, necessitam de veículos refrigerados que mantenham uma temperatura constante. Por outro lado, produtos químicos demandam veículos com dispositivos de segurança próprios.

Urgência e Prazo de Entrega

Aliás, avalie também a urgência e o prazo de entrega, pois são pontos críticos.

Para mercadorias que necessitam de entrega rápida, o transporte expresso é a melhor escolha. Entretanto, quando falamos em prazos flexíveis, outros serviços de transporte podem ser uma opção mais econômica.

Regulamentações e Normas

Sobretudo, como você viu, alguns tipos de cargas transportadas, como a perigosa, estão sujeitos a regulamentações particulares

Então, é essencial garantir que a transportadora escolhida esteja em conformidade com todas as regulamentações aplicáveis, promovendo a segurança e a legalidade do transporte.

Conclusão

Ao longo deste artigo, exploramos os diferentes serviços de transporte e suas aplicações. Desde a carga fracionada até o transporte com sistema cabideiro, cada serviço tem características únicas e é adequado para tipos específicos de produtos.

Assim, estudar corretamente o modelo de mercadoria, a urgência e o prazo de entrega, juntamente com as regulamentações e normas vigentes, são passos essenciais para fazer uma escolha assertiva.

No entanto, mesmo com todas essas considerações, contar com uma transportadora de confiança, como a CTL, é um diferencial que pode otimizar ainda mais seus processos logísticos

A CTL é Referência em Serviços de Transporte

Com mais de 24 anos de experiência, nossa frota moderna e diversificada atesta eficiência e segurança no transporte de suas mercadorias. Trabalhamos com cargas:

  • Urgentes;
  • Fracionadas;
  • Dedicadas;
  • Entre outras.

Entre em contato com a CTL para obter mais informações ou solicitar uma cotação!

Compartilhar:

LinkedIn
Facebook

Pesquisar

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES