Claro Transportes

4 Formas de Evitar Sinistro de Carga e Aumentar a Segurança da Frota

Transportar mercadorias de forma segura é um dos maiores desafios do setor logístico. O sinistro de carga – que pode envolver desde danos parciais ou totais à mercadoria, até o roubo – tornou-se uma preocupação constante na rotina de transportadoras.

Em 2022, por exemplo, o roubo de cargas gerou um prejuízo de R$ 1,2 bilhão no Brasil, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT). As regiões mais afetadas foram:

  • Sudeste (85,18%);
  • Sul (6,12%);
  • Nordeste (4,66%);
  • Centro-Oeste (2,81%);
  • E Norte (1,23%).

Para as organizações do setor, evitar esse tipo de ocorrência é prioridade, garantindo não só a integridade da carga, mas também a reputação da empresa. E como fazer isso? É o que você descobrirá neste artigo.

Começaremos explorando os principais tipos de sinistro de carga para, em seguida, compartilharmos quatro estratégias que podem aumentar a segurança e impedir prejuízos. Vamos nessa?

Entendendo o Sinistro de Carga

Antes de falarmos sobre as maneiras de dificultar o sinistro de carga, compreenderemos o que ele representa e seus principais tipos.

Um sinistro de carga ocorre quando há um incidente, ou seja, um fato inesperado, que resulta em perda, dano ou roubo da mercadoria durante o transporte. Existem quatro tipos recorrentes de sinistro:

Sinistro de Carga Parcial

O sinistro parcial acontece no momento em que apenas parte da mercadoria é danificada ou perdida. Um exemplo comum seria o rompimento de algumas caixas devido ao manuseio incorreto.

Sinistro de Carga Total

Aqui, toda a carga é perdida ou destruída, geralmente em casos de acidentes graves, como colisões ou incêndios, que destroem completamente o conteúdo transportado.

Sinistro de Carga Simples

Esse tipo de sinistro envolve ocorrências de menor impacto, por exemplo, pequenos danos à embalagem ou perda de itens isolados.

Sinistro de Carga Grave

Ao contrário daquele, o sinistro grave engloba situações mais sérias, das quais podemos destacar: 

  • Roubo de carga;
  • Acidentes com danos catastróficos;
  • Ou até mesmo perda total da frota.

Diante desses riscos, como as transportadoras podem agir para evitar sinistros e aumentar a segurança? Vamos falar sobre isso em seguida.

1. Invista em Seguro de Carga

A primeira e mais óbvia estratégia para mitigar o impacto de um sinistro é investir em seguro de carga. Afinal, o seguro oferece uma camada de proteção financeira em casos de sinistro, atestando que tanto a transportadora quanto o cliente não sofram prejuízos irreversíveis.

Cobertura Abrangente

Certifique-se de que o seguro cobre diversos tipos de sinistro, desde roubo até danos causados por acidentes de trânsito. Assim, qualquer imprevisto estará coberto, minimizando o impacto financeiro.

Garantia para o Cliente

Além da proteção para a transportadora, o seguro de carga também fornece tranquilidade ao cliente, que saberá que, em caso de imprevisto, seu produto será compensado ou substituído.

2. Utilize Tecnologias de Rastreamento para Evitar o Sinistro de Carga

O rastreamento de veículos e cargas é outra ferramenta eficaz para impedir sinistros, principalmente o roubo de mercadorias. Isso porque, com tecnologias avançadas de rastreamento, as transportadoras conseguem monitorar em tempo real a localização dos veículos, assegurando mais controle sobre a operação.

Rastreadores por GPS

Dispositivos de GPS instalados nos caminhões fazem com que as transportadoras acompanhem a rota simultaneamente, o que possibilita reações rápidas em caso de desvio de trajeto ou paradas não programadas.

Leia mais:

Monitoramento de Cargas

Além do veículo, é possível inserir sensores e dispositivos de rastreamento diretamente nas mercadorias, de forma que as cargas estejam em segurança do ponto de partida ao seu destino.

3. Execute o Treinamento de Motoristas

Quando o assunto é diminuir o sinistro de carga, treinar motoristas para lidar com diferentes cenários na estrada também precisa ser considerado. Uma vez que profissionais bem preparados estão aptos a reagir a situações de risco, prevenindo acidentes e minimizando o risco de roubos.

Direção Defensiva

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, em 2023, um em cada quatro acidentes nas rodovias envolveu veículos de carga pesada, como caminhões e carretas. 

Assim, capacitar os motoristas em direção defensiva permite que eles evitem acidentes causados por erro deles, de outros condutores ou pelas condições adversas nas estradas.

Prevenção contra Roubo de Carga

O treinamento não deve deixar de incluir medidas de segurança para impedir roubos, por exemplo, o cuidado com paradas estratégicas em locais seguros e o não compartilhamento de informações sensíveis sobre a carga.

4. Fazer a Manutenção Preventiva da Frota Também Diminui o Sinistro de Carga

Por fim, manter a frota em boas condições reduz acidentes e problemas mecânicos que possam contribuir para o sinistro de carga. Em outras palavras, veículos com manutenção em dia apresentam menor chance de falhas e garantem entregas seguras e dentro do prazo estipulado.

homem realiza manutenção no caminhão para prevenir sinistro de carga

Revisões Periódicas

A manutenção preventiva inclui revisões regulares em todas as partes do caminhão, como freios, suspensão e pneus. Dessa forma, ela assegura que o veículo esteja em plenas condições de operação.

Saiba mais sobre o assunto:

Inspeções de Segurança

Além das revisões mecânicas, realizar inspeções de segurança antes de cada viagem ajuda a identificar problemas que comprometam a segurança da carga. Falamos aqui de falhas no sistema de travamento, iluminação, entre outros.

Sinistro de Carga: Um Desafio a Ser Superado

Ao longo deste artigo, vimos que evitar sinistros de carga é um desafio constante para as transportadoras, que podem enfrentar prejuízos financeiros graves e perder competitividade no mercado.

Entretanto, com as estratégias certas – como seguro de carga, rastreamento, treinamento de motoristas e manutenção preventiva – é possível minimizar os riscos e aumentar a segurança da frota. E nisso, a CTL é expert.

Sinônimo de Qualidade e Segurança no Transporte de Cargas

A CTL, com mais de 24 anos de experiência, utiliza tecnologias avançadas e processos sólidos para garantir o transporte de suas mercadorias com a máxima segurança. 

Trabalhamos com seguro de cargas e rastreamento de veículos, uma frota moderna e submetida a manutenções constantes, além de profissionais altamente capacitados.

Seja qual for a necessidade logística, a CTL está pronta para proporcionar tranquilidade e eficiência em todas as operações! Entre em contato e saiba mais.

Compartilhar:

LinkedIn
Facebook